Problema

Nos últimos anos, o setor de panificação tem passado por importantes mudanças e com isso surgem vários desafios. Neste cenário, a necessidade de profissionalizar a gestão do negócio torna-se cada vez mais urgente, pois não cabe mais amadorismo tanto da direção quanto da equipe de trabalho. A Associação dos Panificadores do Estado do Espírito Santo (AIPÃES), em 2013, necessitava identificar os principais gargalos que impedia o crescimento e o fortalecimento das padarias e confeitarias capixabas, a fim de montar um plano para modernizar os aspectos produtivos e gerenciais.

Solução

O Instituto SAVIESA foi contratado para elaboração de um Estudo de viabilidade Técnica e Financeira para a criação do Centro Tecnológico da Panificação – um projeto criado para sanar os gargalos identificados no mapeamento do setor. Ele tem como prioridade o desenvolvimento e fortalecimento das padarias e confeitarias capixabas, gerando benefícios a empresários e consumidores a partir de uma série de valores propostos no modelo de negócio. O projeto visa a construção de um espaço destinado à pesquisa, desenvolvimento e inovação, a partir da construção de dois grandes Polos Tecnológicos: o Polo Laboratorial e o Polo Industrial.

Resultados

Foi elaborado um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica para análise de implantação do Centro Tecnológico, sendo avaliadas e discutidas as informações estratégicas, jurídicas, mercadológicas, operacionais e econômico-financeiras do modelo de negócio.