Problema

Ao analisar a realidade do século XXI, com todo o seu avanço tecnológico, pesquisas do Governo Federal detectaram que a qualificação profissional e a geração de trabalho são os principais desafios para a promoção da cidadania de milhões de brasileiros. Neste contexto, tornou-se urgente o desenvolvimento e a implantação de um amplo programa de capacitação e apoio tecnológico à população e às micro e pequenas empresas, que tivesse como base o ensino profissionalizante, a extensão e a informação, mas que fosse pautado, sobretudo, nas vocações das regiões.

Solução

Com o objetivo de promover a melhoria econômica e social, o Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Iovação (MCTI), criou os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), que são unidades de ensino profissionalizantes voltados para a difusão de conhecimentos práticos na área de serviços técnicos e para a transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processos produtivos. A instalação dos centros leva em conta as necessidades locais da região onde se inserem, e são implantados em colaboração com o estado, município, instituições de ensino, institutos de pesquisa, entre outros.

Resultados

O consultor João Carlos Telles, fundador do Instituto Saviesa, foi um dos profissionais que trabalharam localmente na elaboração dos projetos de 25 CVTs no Espírito Santo. Coube aos profissionais locais elaborarem os projetos de acordo com metodologia definida pelo MCTI e efetuar a articulação mobilizando os municípios e entidades conforme as vocações tecnológicas localizadas.