Problema

De acordo com o SEBRAE, a panificação e a confeitaria é o setor que mais cresce no Brasil no segmento de food service (alimentação fora do lar). O problema é que a maior parte dos empresários necessita de constante capacitação para a composição de custos, para a formação do preço de venda de seus produtos e serviços, entre outros aspectos financeiros da sua empresa. Foi com base neste cenário que o SEBRAE solicitou ao Saviesa um projeto que pudesse capacitar – tecnicamente e gerencialmente – empresários, funcionários e cidadãos empreendedores do setor de panificação do Espírito Santo, bem como empreendedores da agroindústria que trabalham com produtos semelhantes ao ramo, a fim de aproveitar ao máximo o crescimento do setor.

Solução

O Saviesa desenvolveu e apresentou o Circuito do Trigo, um projeto baseado numa ação coletiva de entidades, que consiste na promoção de encontros com duração de dois dias em três municípios localizados estrategicamente no Estado. Para despertar o interesse e envolver participantes, um dos atrativos propostos foi o Tabuleiro do Trigo, um jogo que estimulou o pensamento estratégico durante as 12 horas de oficinas tecnológicas que abordou diversos temas de forma integrada, como tecnologias de comunicação, de produção, de serviços, gestão para a sustentabilidade, entre outros.

Resultados

O Circuito do Trigo impactou 242 pessoas ligadas ao setor de panificação, sendo que 70 participantes eram representantes de pessoas jurídicas. O nível de satisfação com a sensibilização e com as atividades durante os dois dias ultrapassou os 80%. Ao medir a satisfação dos participantes especificamente nas oficinas tecnológicas, 100% dos participantes ficaram satisfeitos com a Oficina de Tecnologias de Gestão.