Problema

O setor de panificação e confeitaria vem crescendo em grande escala nos últimos anos. Com isso, cada vez mais empreendedores do ramo sentem a necessidade de inovar em busca do desenvolvimento e aumento de competitividade de seu negócio. Sabendo disso, em 2013, a Unidade de Atendimento Coletivo a Indústria do SEBRAE, (UACIN), contratou o Saviesa para efetuar um levantamento das necessidades e dificuldades das padarias capixabas, a fim de sugerir ações inovadoras de acordo com as práticas existentes no mercado.

Solução

A solução do Saviesa foi desenvolver um diagnóstico do setor capixaba de panificação e confeitaria. Para isso, o Instituto dividiu o Estado em 10 regiões e organizou, em cada uma, um Encontro Estratégico para o Desenvolvimento da Panificação no Estado do Espírito Santo. Nos encontros, os empresários passaram por reuniões, palestras e oficinas – que também foram oferecidas aos funcionários das padarias. Um questionário avaliativo foi aplicado em visitas de consultores do Saviesa às padarias dessas regiões e também durante os encontros. Os questionamentos foram elaborados com base em seis dimensões: conhecimento, gestão, cooperação, comunicação, mercado e inovação.

Resultados

O diagnóstico resultou em mapeamento estratégico que levantou as necessidades imediatas do setor e produziu diagnósticos gerais e individuais das 348 padarias participantes. Nesse mapeamento, as padarias foram dividas entre três grupos: Nível Avançado, Nível Intermediário e Nível Introdutório. A partir dessa divisão, um plano de ação composto por ações urgentes, ações importantes e ações necessárias foi proposto para cada grupo de acordo com suas demandas. As estratégias de atuação para elaboração do plano foram alicerçadas em quatro projetos: o Circuito do Trigo, O circuito Sustentável do Trigo, os Núcleos de Inteligência e Cooperação e o Plano de Ação Específico para as Panificadoras.