Problema

O SEBRAE deseja realizar uma capacitação em empresas dos mais variados segmentos, todas participantes do Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI) e localizadas nos municípios de Venda Nova do Imigrante e Castelo. O intuito era melhorar os processos nas empresas a partir da consultoria, que deveria reforçar a técnica, acompanhar e auxiliar o empresário a colocar em prática as teorias apreendidas no curso de Gestão da Qualidade, módulo Os Processos.

Solução

O Instituto Saviesa realizou uma consultoria com base no módulo “Os Processos” do Programa Gestão da Qualidade do SEBRAE Mais. Para isso, encarregou três consultores a efetuar quatro visitas – totalizando 16 horas – a cada uma das 12 empresas do projeto. Nelas, os consultores identificaram as expectativas dos empresários em relação ao projeto, apresentaram os tópicos que seriam trabalhados e conheceram detalhadamente o funcionamento das empresas a fim de detectar o que precisava ser melhorado em cada uma delas.

Resultados

O Saviesa entregou um fluxograma dos processos que identificou o “gargalo” de cada uma das empresas, ou seja, os pontos que precisavam ser trabalhado para que a empresa pudesse alcançar a melhoria em seus processos. Além disso, foi proposta uma série de ações direcionada a cada uma das empresas de acordo com as suas necessidades, a fim de solucionar seus problemas. O Saviesa também reforçou a importância da disciplina na execução das propostas e na avaliação das melhorias a partir da adoção do padrão sugerido.