Problema

Desde a descoberta do Pré-Sal, as atividades diretas e indiretas que envolvem a cadeia de Petróleo e Gás (P&G) no Espírito Santo vêm experimentando um forte impacto. Considerando todas as possibilidades de negócios que podem se concretizar, caso seja preparado um ambiente propício – recursos, infraestrutura e pactos cooperativos -, o Comitê Empresarial do Núcleo de P&G do Espírito Santo solicitou ao Saviesa a elaboração de um diagnóstico das competências empresariais, institucionais e acadêmicas em nível estadual, a fim de propor um plano de desenvolvimento, crescimento e fortalecimento da cadeia.

Solução

A realização do diagnóstico teve início com o mapeamento setorial. O Saviesa contou com o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) para definir os sindicatos patronais do Estado com maior representatividade no fornecimento ao setor de P&G. Em seguida foi a vez do mapeamento acadêmico, que levantou o portfólio de tecnologias e competências disponíveis das instituições acadêmicas da região. Por fim, o mapeamento empresarial, que consistiu na aplicação de um questionário extraído do Certificado de Registro e Classificação Cadastral da Petrobrás (CRCC), a 20 empresas selecionadas pelos sindicatos patronais.

Resultados

O mapeamento, que durou seis meses, proporcionou levantar números e informações sobre o setor no Estado, que serão a base para o Comitê Empresarial do Núcleo de P&G do Espírito Santo estruturar uma política de desenvolvimento a fim de preparar o setor para absorver as ofertas e demandas que se apresentarão nas próximas décadas.

Link de referência.