Problema

A importância da inovação, de uma maneira geral, é percebida como essencial para a sobrevivência das empresas num cenário cada vez mais competitivo e globalizado. Entretanto, poucos gestores exercem algum tipo de iniciativa para colocá-la em prática. Algumas das causas para que isso não aconteça é a visão equivocada sobre a inovação e o desconhecimento de ferramentas que ajudam a colocá-la em prática. O processo estratégico de inovação é muito mais que o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços. Envolve a criação de novos modelos de negócios, novas formas de atender necessidades dos consumidores, novos processos organizacionais, novos meios de competir e cooperar no ambiente empresarial.

Solução

Um convênio nacional, firmado entre a CNI e o Sebrae, deu origem ao Movimento para Inovar. Estabelecido em 20 estados, o movimento oferece às micro e pequenas indústrias, de forma subsidiada, a capacitação e consultoria para planos de inovação e elaboração de projetos visando captação de recursos em fontes de fomento. No Espírito Santo a iniciativa coube ao Sistema Findes – Federação da Indústria do Espírito Santo -, que designou a execução ao Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES).

Resultados

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES) contratou o profissional João Carlos Telles, fundador do Instituto Saviesa, que por meio da Factum – empresa associada – desenvolveu as diversas atividades, como os cursos de Capacitação em Gestão da Inovação; Capacitação em Elaboração de Projetos e o curso de Capacitação em Gestão de Recursos e Prestação de Contas. Além disso, o Saviesa disponibilizou para as empresas participantes, consultorias para a elaboração de projetos de inovação a partir de ideias selecionadas no Plano de Inovação.