Problema

As indústrias siderúrgicas, de petróleo e gás, de celulose, entre outras que utilizam tubulações para transporte de óleo, gases, resíduos líquidos e minérios necessitam de tempo em tempo interromper o fluxo destes produtos a fim de repararem avarias decorrentes de fadigas relacionadas à vida útil destas tubulações. Tais paradas de horas representam um enorme custo para estas indústrias. Conhecedora desta dificuldade, A Usiman solicitou ao Instituto Saviesa a elaboração de um projeto de captação de recursos a fim de desenvolver um produto que pudesse solucionar este problema.

Solução

O Instituto Saviesa elaborou um projeto de captação de recursos não reembolsáveis e submeteu ao programa de subvenção econômica FINEP 2013 – Tecnova ES, da Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo (FAPES). O projeto propôs o desenvolvimento de dois protótipos de um Extensor Telescópico para as tubulações a serem produzidos nas instalações da Usiman.

Resultados

O projeto foi submetido à FAPES, foi aprovado e captado um recurso não reembolsável de R$ 327.000,00 para ser desenvolvido num período de 24 meses.