Problema

O País vive um momento em que todos – governo e sociedade civil – estão sendo desafiados a criar alternativas geradoras de trabalho e renda, é fundamental neste processo unir forças numa estratégia estruturada para atuar com ações educativas necessárias para que o associativismo, o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade sejam questões internalizadas por um número maior de brasileiros, estejam eles nos centros urbanos ou no meio rural. Atualmente, o maior desafio é identificar e promover atividades produtivas que sejam “inclusivas” sob os aspectos tecnológicos e gerenciais, isto é, que permitam a incorporação de inovações nas pequenas propriedades rurais. Foi este desafio que o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), apoiado financeiramente pelo Ministério da Integração Nacional, propôs ao Instituto Saviesa no início de 2013.

Solução

O Saviesa desenvolveu o APISFRUT, um projeto de Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Setorial para famílias em extrema pobreza, por meio do fortalecimento das cadeias produtivas da apicultura e fruticultura, visando a consolidação de uma rede organizada de produção e comercialização em 30 municípios do Espírito Santo. Para isso, o projeto baseou-se em iniciativas de apoio e institucionalização de associações e cooperativas, com o apoio de prefeituras municipais e instituições como o Sebrae, Idaf, Incaper, Seag, entre outras.

Resultados

O Projeto Apisfrut estruturou e adensou as cadeias produtivas locais em múltiplas escalas, possibilitando uma política de desenvolvimento sustentável, maior competitividade, a superação das desigualdades regionais, entre outros. Nos anos de 2013 e 2014 o projeto buscou atingir 700 famílias cadastradas no programa Brasil sem Miséria que receberam kits de apicultura básicos e avançados. Ao todo, o projeto beneficiou mais de 2.000 pequenos agricultores.