Problema

Durante a 8ª edição do Vitória Moda – cujo tema foi “Luz, câmera, inspiração!”, e que aconteceu entre os dias 7 e 9 de julho de 2015, no Centro de Convenções de Vitória-ES -, o SEBRAE precisava sensibilizar os empresários do ramo que visitaram a feira, sobre a necessidade atualizar seus processos empresariais, como forma de se profissionalizar, num momento em que a sociedade consumidora se apresenta cada vez mais exigente quanto aos métodos de escolha e de aquisição de um produto ou serviço. Tudo isso deveria ser feito num curto espaço de tempo, de forma interativa, lúdica e dentro da realidade do empresário.

Solução

Como solução, o Saviesa apresentou um produto chamado Trilha do Conhecimento, cuja metodologia didática propunha promover, num curto espaço de tempo, uma visão sistêmica e interativa de uma loja de roupas e acessórios. O conteúdo proposto foi transmitido dentro de uma loja conceito, montada com todos os seus ambientes, equipamentos e mercadorias, por meio de clínicas sequenciais que contemplaram as áreas de serviço, operação, comunicação, sustentabilidade, entre outras. A metodologia educacional utilizada foi baseada em jogos empresariais dinâmicos e no uso da técnica teatral, tudo passado de forma lúdica, divertida e focado no tema da trilha.

Resultados

A Trilha do Conhecimento conseguiu sensibilizar 355 visitantes, superando a meta proposta em 18%. Desse total, 65% das pessoas que passaram pela loja conceito eram ligados diretamente ao setor, conforme dados do cadastro efetuado. O sucesso da Trilha pode ser medida pelo grau de satisfação dos participantes em relação ao conteúdo e aos métodos educacionais utilizados: 74,8% disseram estar muito satisfeitos e 23,6% satisfeitos.