Problema

A profissionalização das empresas decorre de mudanças significativas em seus processos empresariais. Entretanto, o empresário de um pequeno negócio possui limitações quanto a tempo, disponibilidade, vontade e acessibilidade ao conhecimento. Esse acesso, muitas vezes deve ser ofertado em sala de aula. Foi por isso que o SEBRAE propôs ao Saviesa ministrar uma série de clínicas tecnológicas a empresários durante a Super Feira da ACAPS PAN SHOW, que aconteceu de 7 a 9 de julho de 2015, em Serra-ES.

Solução

O Saviesa ofereceu a Trilha do Conhecimento Panificação, que foi desenvolvida em cima de uma metodologia didática que possibilita uma visão sistêmica de uma padaria, num curto espaço de tempo, de forma interativa e lúdica. Por meio de técnicas teatrais, foi apresentada uma peça que contou a história de um casal empreendedor. Eles fizeram um paralelo de como era a padaria quando foi fundada, há 19 anos, e como esta agora, sempre transmitindo informações importantes sobre as áreas de comunicação, serviços, produção, suprimentos e gestão sustentável. O humor também esteve presente nessa história com breves discussões de relacionamentos que divertiram o público.

Resultados

Os resultados foram mais que satisfatórios. Durante os três dias do evento, 448 pessoas – composta por panificadores, supermercadistas, expositores, varejistas, entre outros – foram sensibilizadas. Mais de 65% dos participantes estavam ligados ao setor de panificação. Foram registrados também 33 atendimentos formais que detectou necessidades relacionadas à organização empresarial, atendimento, qualidade em serviços, mapeamento e desenvolvimento de processo, design de ambiente, de produto e de comunicação, entre outros. A Trilha do Conhecimento Panificação obteve 100% de satisfação dos participantes, sendo que 81% ficaram muitos satisfeitos.