Problema

A Espírito Santo Mec Show é considerada o mais completo encontro do setor metalmecânico do Estado. Mais de 15 mil pessoas visitaram a feira de metalmecânica, energia e automação em 2014. Com sua reedição confirmada para os dias 28 a 31 de julho de 2015, no município de Serra-ES, o SEBRAE entrou em contato com o Saviesa e solicitou uma proposta de capacitação que pudesse sensibilizar empresários e profissionais deste setor sobre a necessidade de rever e atualizar os seus processos empresariais, a fim de se tornarem mais competitivos.

Solução

A Trilha do Conhecimento foi a proposta do Saviesa, uma vez que a sua metodologia didática promove, num curto espaço de tempo, uma visão sistêmica de uma serralheria, de forma interativa e lúdica. Para isso, utilizou-se uma metodologia educacional baseada no uso da técnica teatral, em que as informações sobre as áreas de Comunicação (design e inovação), Serviços (atendimento e técnicas de vendas), Produção, Suprimentos e Gestão Sustentável foram passados por um grupo teatral, que utilizou de muito humor para apresentar uma sinopse que discutia a trajetória de desafios e aprendizados de uma família à frente de uma serralheria, bem como a questão de sucessão familiar.

Resultados

As clínicas foram executadas na quantidade e período planejados e superou em 49,5% o número de visitantes. Sendo assim, a Trilha do Conhecimento conseguiu sensibilizar 598 participantes. Há de se ressaltar que a composição de participantes foi bem diversificada representada por trilheiros da indústria, comércio, estudantes, entre outros. O sucesso da Trilha pode ser medida pelo grau de satisfação que atingiu 98% dos visitantes.