Problema

O SEBRAE buscava novas formas e estratégias para alcançar suas metas de aproximação e capacitação junto aos empresários do ramo de beleza durante a 3ª Beauty Fashion Fair, evento organizado pela própria instituição entre os dias 16 e 19 de maio de 2015, no Centro de Eventos de Carapina, Serra-ES. O Saviesa aceitou o desafio de fazer esta aproximação e de sensibilizar os empresários acerca da necessidade de adquirir conhecimentos estratégicos essenciais para a perenidade, o sucesso e até sobrevivência dos seus negócios.

Solução

A solução apresentada pelo Saviesa foi uma metodologia didática, desenvolvida pelo consultor João Carlos Telles, juntamente com a equipe do Saviesa, chamada Trilha do Conhecimento. A Trilha promoveu, num curto espaço de tempo, uma visão sistêmica e interativa de um salão de beleza modelo – montado com todos os seus ambientes e equipamentos –, por meio de clínicas sequenciais que contemplaram as áreas de design, segurança de trabalho, atendimento, entre outras, como a normatização de regras definidas pela ABNT para salões de beleza, um dos focos da Trilha. A metodologia educacional utilizada foi baseada em jogos empresariais dinâmicos e no uso da técnica teatral, tudo passado de forma lúdica, divertida e focado no tema da trilha.

Resultados

Nos três dias de feira, 639 pessoas passaram pela Trilha, superando a estimativa de visitantes prevista pelo Instituto Saviesa. Desse total de participantes, 65% foram empresários do ramo de salão de beleza, que receberam ao final de cada trilha um material didático que incluiu um jogo chamado “Desafios Sustentáveis”, cuja função é disseminar os conhecimentos aprendidos na Trilha. Um questionário respondido pelos participantes revelou uma aprovação de 97%, sendo que 73% ficaram Muitos Satisfeitos e 24% Satisfeitos.